Memórias estranhas de infância: tartaruga gigante

Quando eu era pequeno, por volta dos 5 ou 6 anos, eu assisti a um filme que passava na televisão, numa tarde de sábado com meu pai (eu acho que era sábado, porque eu me lembro que era de tarde e meu pai estava comigo). Seria só mais um filme perdido de uma tarde de sábado se o filme não tivesse um monte de cenas estranhas que impressionaram minha mente de criança pequena; eu me lembro muito pouco da história do filme em si, mas me lembro de uma tartaruga gigante, saindo das profundezas do oceano, afundando um barco. Havia uma cena inclusive onde um dos caras que estava no barco ficava enroscado em uma corda, que ficava enroscada na tartaruga, e quando esta saiu nadando de volta para as profundezas levou o pobre cara afogado junto.

Basicamente eu só me lembrava disso. Essas imagens ficaram no fundo das minhas memórias de infância, misturadas com imagens de outros filmes e seriados da época – me lembro de assistir por exemplo a Túnel do Tempo e Daniel Boone quando eu era pequeno, apesar de não entender bem as histórias.

Mas a imagem da tartaruga gigante ficou na minha memória de uma forma diferente… aquela lembrança me dava medo. Eu até me lembro de ficar perguntando pra meu pai, durante o filme, se existia um bicho daqueles, e ele me dizendo que era só filme. Eu me lembro de ter ficado assustado vendo aquela tartaruga gigante, saindo do fundo do mar, destruindo o navio como se fosse de brinquedo, e afundando. Eu até me lembro de outras épocas da minha infância, passando férias na praia, eu olhando pro horizonte do mar e pensando se, lá no fundo do mar, onde ninguém ia, se não existiria mesmo um monstro daqueles – e o pensamento me dando medo.

Mas, enfim, fui crescendo e, a cada 5 anos ou mais, essa memória de infância vinha por algum motivo, e eu perguntava pros meus amigos e colegas, ou até a meus pais, se eles lembravam daquele filme velho. Ninguém lembrava. Ninguém tinha nem a menor ideia de que filme era aquele; para todos os efeitos era como se eu tivesse sonhado com aquilo, ou misturado algumas cenas das minhas memórias de infância e inventado aquele filme. Nem meus pais, nem nenhum amigo meu nunca tinha visto. Perguntavam até se eu não tinha sonhado com aquilo. Mas a memória me era real demais; eu tinha certeza de que o filme existia.

Por volta de 1996/97 eu já estava saindo da faculdade e tinha acesso (discado) à internet (que não tinha tantos sites como hoje, mas enfim…) aquela velha memória de infância volta e eu pesquiso, pesquiso, pesquiso (não tinha Google naquela época, as pesquisas eram no Altavista), e não acho nada. Procuro por “giant turtle movie” e afins, mas nada.

A cada 3 ou 4 anos a memória vinha, eu pesquisava novamente, e não achava nada. Nada. Olhava sites sobre filmes antigos, filmes classe B, filmes trash, pesquisava com todos os termos possíveis, e nada. Perguntava a meus colegas de trabalho, amigos, quem estivesse perto, e ninguém NUNCA tinha visto esse filme, nem ouvido falar.

Até que um dia – um dia – já adulto, há uns 3 anos atrás, eu lembrei novamente deste filme. Pesquisei. E achei um blog onde um cara contava quase a mesma história: viu um filme quando era pequeno que deixou ele impressionado, as imagens ficaram na memória, a cada tantos anos lembrava disso, perguntava pros amigos e ninguém tinha a menor ideia de que filme era aquele… veja a história dele aqui, em inglês.

E foi só então, depois de tantos anos, que eu FINALMENTE soube que não era um sonho e que o filme existia mesmo! O nome dele é The Bermuda Depths, foi feito pra televisão nos anos 70, e realmente foi pouco visto e conhecido. Mas por ser um filme meio ‘impressionante’ – o enredo tinha um pouco de sobrenatural, cenas ‘artísticas’ com cores vibrantes, fora outras coisas incomuns como a tartaruga gigante – quem viu esse filme quando criança ficou com as imagens na memória. Tem VÁRIOS blogs e posts na internet sobre pessoas na mesma situação que eu. Por exemplo, este outro comentário de um brasileiro sobre o filme (tem o filme para download).

Resolvido o mistério de mais de vinte anos, eu baixei o filme e vi uns pedaços (não tive paciência pra ver todo; achei chato) mas revi principalmente as cenas que estavam enterradas na minha memória. É um filme feito com pouco orçamento, com “efeitos especiais” bem simples mesmo. Tipo, o navio que a tartaruga destrói como se fosse de brinquedo é de brinquedo mesmo, a tartaruga é um boneco, e assim por diante. É o tipo de coisa que você assiste hoje e pensa: “que negócio mal feito”. Mas pra mim é estranho; quando eu assisto a essas cenas hoje, o adulto dentro de mim pensa “olha que boneco mais mal feito”, e ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, a criança de 5 anos dentro de mim treme e fica assustada, olhando aquele “monstro” gigante, indo pro fundo do mar, sumindo na imensidão. É estranho.

Achei este vídeo no youtube com umas cenas misturadas do filme, pra quem quiser ter uma ideia. Nada especial, só mais um filme estranho de baixo orçamento dos anos 70. E pra mim um mistério resolvido de quase 30 anos.

Anúncios

26 comentários sobre “Memórias estranhas de infância: tartaruga gigante

  1. Rapaz!!!! Você é meu espelho? kkkkkkkkkkk
    Meu nome é André e tudo que você falou para mim também foi pesquisa durantes anos e anos. Eu vi este filme na Rede Manchete. Era muito pequeno e me lembro de ser de tarde também. Sempre fiquei abismado encontrar o filme.

    Engraçado: Também sou analista de sistema kkk

  2. Esse filme foi exibido pela rede manchete nas belas tardes de domingos ,,também procurava pelo mesmo a bastante tempo ,hoje em dia as pessoas nós também podemos acha -lo
    tosco ,mas para época não era .

  3. Cara, eu me lembro desse filme!!! Inclusive estou atrás dele há um tempão. Por incrível que pareça, tenho as mesmas lembranças do filme, assim como vc detalhou. A diferença é que eu devia ter uns 10 ou 11anos. Só não me lembro em qual emissora foi transmitido o filme.
    Lembro-me que a tartaruga, antes de entrar em cena, emitia uns ruídos, assustando a quem estava na embarcação. E, se não me falha a memória, este momento da cena, acho que já era noite.

  4. Nossa Mãe meu, eu assisti esse filme em 1987, tinha 13 anos e faço das palavras do André as minhas palavras, a muito tempo queria saber o nome do filme, também assisti ao lado do meu pai e lembro que era de noite, porém cedo, obrigado andre por tirar a limpo um filme que achei que nunca encontraria por não saber o nome, e de fato foi pela TV Manchete.

    Abraços a todos

  5. Também lembro desse filme, embora não lembrasse o nome. O enredo girava em torno do romance de um rapaz com uma garota(ela era “amiga” da tartaruga gigante). O curioso é que deu a entender que a garota era um fantasma pois ela havia morrido em um naufrágio a tempos e tinha uma escultura dela no cemitério. Havia também um amigo negão do cara que tinha um barco de pesca e queria capturar a tartaruga para ganhar dinheiro. É ele que morre afogado enroscado na rede e levado ao fundo do mar pela tartaruga. Não explicava como ela ficou tão grande mas mostrou que quando ela era apenas um filhote o rapaz, apenas um garotinho na época, a pegou do ninho na areia e levou pra água. Por isso a tartaruga não matou o rapaz no barco pois se lembrou dele de quando ainda era um filhote.

  6. Para quem estiver interessado lembrei do nome de outros filmes que marcaram aquela época: “Atlantis inferno” (no Brasil era “Os caçadores de Atlantida”); “O triângulo do diabo”; e “Os titans voltam à luta na Atlântida”. E falando em tartarugas gigantes assistam também o filme “Gamera”. Ela bota a tartaruga deste filme no chinelo.Todos podem ser encontrados no site do Youtube bastando colocar o nome do filme em “procurar” mas nem todos estão dublados. De quebra sou outro analista de sistema . Tô vendo um padrão aqui hahaha.

  7. Sou mais um que durante anos teve em sua mente algumas das cenas deste filme. um filme triste com algumas cenas que permaneceram em minha memória. um rapaz solitário que buscava amigos e conhecidos da sua infância, o amigo sendo arrastado, preso na tartaruga gigante com uma corda, morrendo afogado e sendo levado ao fundo do mar.
    e no final do filme, ele novamente solitário, indo embora e uma musica triste.
    não sei o porque essas cenas ficaram na minha memória e voltavam de tempos em tempos. meus olhos se encheram de lagrimas ao ler textos de pessoas com a mesma lembrança.
    Foi muito bom poder rever o filme.

  8. Tenho 39 anos, e esse filme me impressionou muito! desde criança tenho essa memória, da tartaruga gigante, e agora neste exato momento resolvi pesquisar e aqui estou na sua página! Obrigado por postar! Incrível como isso marcou a gente!

  9. Gente eu assisti esse filme quando era criança e como me assustava! Venho procurando há muito tempo esse filme, mas ninguém lembrava, nossa eu achava que era imaginação ou coisa da minha cabeça! Mas lembro que eu tinha pavor de um dia encontrar uma tartaruga gigante e me levar para o fundo do mar. Agora estou tentando baixar mas não estou conseguindo o Google Chrome não permite, acho que que vou desativa-lo só pra baixar. Adorei saber que isso não era sonho e que tem mais gente como eu.

  10. Depois de mais 30 anos …. mistério resolvido pra mim também … não foi um sonho! Que bacana ler e rever a história que me impressionou muito também!

  11. tinha um filme sobre o triangulo das bermudas … a parte que lembro é que um navio ao rebocar o outro com uma corrente o navio rebocado some ficando somente a corrente esticada como se tivesse em outra dimensao ,,,gostari que aslguem que se lebre me diga o nome por favor

    • Eu também vi esse filme e a cena que ficou na memoria foi um barco rebocando outro, surge uma neblina, o barco que estava sendo rebocado some na nevoa e quando a nevoa se dissipa o barco sumiu mas a corda ou corrente continua esticada. quando tentam puxar a corda ela se rompe.

  12. Eu me vi escrevendo esse texto. Não sei por qual motivo esse filme ficou na minha mente por anos, acho q por mais de 30, e sempre q eu perguntava, NINGUEM NUNCA TINHA VISTO ESSE FILME. Agora sei q não sou louca RS

  13. Gostei do que você escreveu, então fui atrás do filme para assistir e lembrei dele. É este mesmo que assisti durante o final de semana dos anos 80 que passou na sessão da tarde. E assiste novamente nas madrugadas da globo quando está passava filmes bons novamente com meu pai.

    Regis

  14. Tenho 40 anos, desde adolescência tenho essa mesma lembrança do filme é hoje graças à vc achei, um grande resgate da minha infância, assim com ano passado achei o do cachorro gigante – Digby – muito bom, vc falando parecia que estava falando de mim ou eu mesmo falando!!! OBRIGADO!

  15. Este filme quase me deixou louco, as vezes tento lembrar o nome, alguma pista para tentar recupera lo mas nada, depois de 30 anos graças a sua persistência mistério resolvido, obrigadoooooo

  16. Gente! A tartaruga arrastando o sujeito pro fundo do oceano sempre me assombrou! Lembrei disso agora (de tempos em tempos me lembro) e resolvi pesquisar. Tô impressionada por não estar sozinha!!!! Me lembro vagamente do filme do triangulo das bermudas tb!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s